Virei vegetariano e agora?!



Olá! Tudo bem?!

Se você, assim como eu, resolveu se tornar vegetariano em algum momento da sua vida é provável que tenha se deparado com aquela pergunta "mas e agora, o que eu como no lugar?!". Também é muito provável que você tenha escutado INÚMERAS vezes a seguinte exclamação "nossa, mas então o que você come?!". Bem, primeiro é importante esclarecermos quais os tipos de vegetarianos.


  • Ovovegetariano: não consome carne, assim como leites e derivados, mas consome ovos.
  • Lactovegetariano: não consome carne e ovos, mas ingere leites e derivados.
  • Ovolactovegetariano: não consome carne, mas consome leites e derivados assim como ovos.
  • Vegetarianos estritos: não consomem nenhum produto de origem animal.


Bem, esclarecido que existe mais de um tipo de vegetarianismo, partimos para aquele pequeno probleminha da adequação nutricional. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira os mais recentes estudos mostram que em uma dieta ovo, lacto e ovolactovegetariana não há prejuízo de nenhum nutriente quanto há adequação da dieta. Já no caso do vegetarianismo estrito (ou veganismo) a vitamina B12 deve ser acompanhada para se iniciar a suplementação assim que necessário, visto que a maior oferta é de origem animal e o seu estoque no nosso corpo dura apenas um breve período.
Outra questão importante é que ovo e leite/derivados NÃO são substitutos da carne. Independe de se retirar tudo ou apenas um item de origem animal, o substituto da carne deve ser sempre o grupo dos feijões, também conhecido como leguminosas (feijão de qualquer tipo, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, alfarroba...). A adequação das porções alimentares deve ser feita por um profissional nutricionista que irá defini-las de acordo com o tipo de padrão alimentar do paciente, levando em consideração, claro, se há alguma doença associada. Contudo, é importante salientar que a porção de leguminosas no caso de vegetarianos estritos jamais poderá ser menor que 2 ao dia, enquanto a recomendação atual para indivíduos não-vegetarianos é de 1.

Quanto ao fato de restringir demais a alimentação, isso é um mito ENORME. É possível realizar substituições em muitas receitas para torná-las vegetarianas/veganas. Além disso o fato de se excluir a carne acaba aumentando o consumo de legumes, verduras e frutas o que tem um impacto positivo na saúde do indivíduo. Também é sabido, através de estudos, que uma alimentação rica em carne vermelha, principalmente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e câncer, incidência menor em pessoas vegetarianas. 
Também deve-se levar em conta os motivos que levaram uma pessoa a retirar produtos de origem animal de sua dieta. Eles podem ser sociais, éticos, morais e religiosos.

Se você se tornou vegetariano ou está querendo passar por essa empreitada consulte um nutricionista para te auxiliar. Assim você você faz essa transição de uma maneira tranquila e segura para a sua saúde. Ah, não deixe de passar lá no meu face, tem algumas receitinhas vegetarianas bem gostosas! ;)

Beijos da nutri!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!