3 Dificuldades que você encontra ao tentar emagrecer e como resolver

Existem 3 dificuldades ao tentar emagrecer que surgem por conta de atitudes comuns ao iniciar uma dieta e que te sabotam sem você saber. Saiba o que fazer para contornar essa situação.



Mais de 50% das mulheres acima de 25 anos encontram-se acima do peso, ao passo em que a busca pelos termos "dieta baixa em carboidrato" e "fitness" no google se mantêm em alta, segundo o google trends. Mas, se a busca é alta por termos relacionados ao emagrecimento, porque essas mulheres não estão emagrecendo?

A dificuldade em emagrecer e manter o peso adquirido está em algumas atitudes que geralmente se toma ao iniciar a busca pela perda de peso e geram as 3 principais dificuldades relatadas no processo. Essas atitudes e dificuldades são:

Mudança repentina de rotina alimentar.
Nosso cérebro é programado para garantir a nossa vida, independente da situação em que nos encontramos. Se você se perder numa floresta num desastre, provavelmente vai passar fome e sede se não for nenhum Chuck Norris. O seu cérebro fará então com que seu organismo acumule mais gordura e fique com o metabolismo mais lento, para garantir que você tenha energia suficiente para tentar sair daquela situação. Ao mesmo tempo, ele diminuirá a entrega de nutrientes para o que ele considera menos importante para sua sobrevivência, como por exemplo, manter seu cabelo saudável e sua pele e unhas bonitas.
Quando você inicia uma dieta restritiva em calorias, seu cérebro entende que você está passando por uma situação de perigo, mas é incapaz de saber se você está perdido numa floresta ou resolveu fazer isso por conta própria, acionando esse mesmo mecanismo. Aí, não tem jeito, a fome bate fundo no estômago e muitas vezes as mulheres relatam até ficarem tontas ou com dor de cabeça no início da dieta o que pode acabar acabar levando-a a desistir de tentar emagrecer, além de promover aquela típica situação:

"já que não consigo parar comer e ficar magra, vou comer tudo que eu quiser!"

Evitar pensar é pensar.
Quando você para pra pensar que não pode comer determinado alimento, adivinha o que está fazendo? PENSANDO!
Quando se entra em um dieta restritiva tende-se a pensar no que não pode comer. Por exemplo, alguém te chama para uma festa e você pensa 'não sei se vou, terá salgadinho e bolo e eu não posso comer' ou 'nossa, olha essa comida! não posso comer!!'.
Quanto mais você pensa em não pensar em algo, mais você pensa no que está tentando não pensar, entendeu? É como quando vai tentar meditar pela primeira vez e fica tão preocupada em não pensar em nada que passa a meditação toda pensando nisso.
Essa situação é extremamente estressante e é um dos principais gatilhos que levam ao fracasso das dietas.

A briga contra os carboidratos.
Sabe aquela história ali do primeiro tópico, sobre guardar energia e deixar seu metabolismo mais lento? Então, o carboidrato é o principal 'alimento' para o seu cérebro. Na falta de carboidrato o organismo se vira para produzir glicose a partir de gordura e proteína, o que gera compostos tóxicos no organismo e aumenta os radicais livres.
O fato, é que manter uma briga com os carboidratos é mater uma briga com seu cérebro e é muito difícil de ganhar contra ele. Ele te fará desejar tudo que for mais rico em carboidrato possível, na intenção de te fazer dar a ele o que ele precisa. Além disso, você vai acabar caindo no evitar pensar, o que vai potencializar seu desejo por doces e carboidratos em geral. Isso não é mentalmente saudável e pode te deixar bem 'louca', tipo o nível de loucura que conhecemos muito bem nos temidos dias de TPM. Sendo assim, quando se render comerá como se não houvesse amanhã, esse é um dos fatores para o ganho de peso após uma dieta.



Portanto, entrar numa dieta restritiva, gastar sua energia pensando no que precisa evitar e brigar contra os carboidratos não é uma boa ideia e pode arruinar o seu emagrecimento.
Em vez disso, prefira mudanças de hábitos contínuas e gradativas, definindo mudanças reais e possíveis uma a uma para que o emagrecimento seja eficaz e duradouro, como:


  • Comece ajustando os horários das refeições conforme a sua fome real e não a vontade de comer;
  • Depois vá fazendo trocas inteligentes, como por exemplo, o iogurte com sabor pelo natural com frutas e cereais integrais, prefira frutas associadas a oleaginosas ou fontes proteicas como ovos, patê de atum ou frango e queijos magros para os lanches intermediários;
  • Associe técnicas como trocar os talheres e a louça pelas versões de sobremesa.
  • Cronometre o tempo que demora para realizar uma grande refeição. Ela deve demorar de 25 a 30 minutos. A mastigação rápida interfere muito no processo de emagrecimento.
Embora a perda de peso seja mais lenta dessa forma, o cérebro tem tempo de se acostumar com seu novo peso e a sua nova rotina e não entrará num processo de proteção como ocorre em dietas restritivas.

Se quiser potencializar o seu processo de emagrecimento de forma mais fácil e com acompanhamento adequado, entre em contato para agendar uma consulta.

Um beijo enorme da nutri!


Patrícia Alamino Silva
Nutricionista & Coach
CRN3 43.625

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!