Bebida alcoólica e emagrecimento

Você quer emagrecer, mas não abre mão de uma cervejinha no final de semana?
Talvez isso esteja te atrapalhando.



Muitas pessoas me perguntam no consultório se precisam abrir mão da bebida alcoólica já que querem emagrecer. A resposta, depende do caso e do quanto é consumido.

O álcool não é necessário ao nosso organismo e é visto por ele como algo tóxico. Portanto, ao consumir bebida alcoólica, ela é absorvida rapidamente pelo intestino delgado e levada ao fígado para ser metabolizada. Nosso corpo começa então, uma luta para eliminar aquela substância. 

Todo o nosso metabolismo lipídico, glicídico e proteico é alterado. A absorção de nutrientes é deixada de lado e os rins passam a trabalhar feito loucos.

O álcool faz com que a glicose pré-existente em nosso corpo dê origem ao ácido lático, causando uma acidose lática, diminuindo então nosso estoque energia. Ao mesmo tempo, impede a gliconeogênese, que é a transformação de aminoácidos em glicose. Essa depleção de glicose no organismo é a responsável por causar hipoglicemia que se não controlada a tempo pode provocar um coma alcoólico com risco de morte.

Em relação a gordura, com a alteração no metabolismo de lipídios, o aumento na síntese de gordura por conta de alterações hormonais e o próprio metabolismo do álcool, temos um acumulo de gordura durante esse período. Devemos lembrar também, que normalmente consumimos bebidas alcoólicas junto a alimentos mais gordurosos, o que aumenta ainda mais a deposição de gordura.

Além disso, o álcool desidrata nosso organismo, já que ele é solúvel em água e é através da urina, principalmente, que tem sua excreção realizada. 

Outro fator importante de se lembrar é que ele atrapalha na hipertrofia se consumido com muita frequência e principalmente em grande quantidade, pois por ser solúvel se armazena no cérebro, coração, rins e músculos que são compostos em grande parte por água. 

Portanto, se você deseja emagrecer é importante que faça o acompanhamento com um nutricionista para que ele avalie se o seu consumo de bebida alcoólica está te atrapalhando. 

Minha orientação é de que, com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada e na presença de exercícios físicos regulares, a ingestão de bebida alcoólica não terá tanto impacto negativo se seu emagrecimento será baixo ou moderado (até 10kg). Contudo, se você precisa perder mais de 10kg, é interessante que se evite ao máximo o consumo de bebida alcoólica durante o processo.

E se você quer saber como calcular as calorias vindas da sua bebida alcoólica, siga as etapas a seguir:

  • pegue a média de % de álcool presente nas bebidas que costuma tomar em um dia e divida por 100.
  • multiplique o resultado por  0,8 que é a densidade do álcool.
  • multiplique o resultado pelo total em ml consumido em um dia.
  • multiplique o resultado por 7 que é o número de calorias por 1ml.


O resultado será o consumo de calorias vindas do álcool em um dia. Pode calcular o quanto consome por semana e mês.

Embora eu não trabalhe com calorias no consultório, essa é uma boa forma de se visualizar o impacto do álcool na sua alimentação.

Beijos da nutri!!!


👉Gostou do post? Então clica em 'compartilhar' aqui embaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!