Por que eu faço essas escolhas?

Entenda, de uma vez por todas, o que te leva à escolher os alimentos que come hoje.

comida, nutrição comportamental

"O consumo alimentar é determinado pelas escolhas alimentares dos indivíduos e constitui um processo complexo, que envolve fatores biológicos, socioculturais e psicológicos - a interação desses fatores.
Escolha é definida como um processo mental de pensamento que envolve o julgamento dos méritos de várias opções e a seleção de uma delas para ação. As escolhas alimentares podem, dessa forma, ser um tipo de comportamento, e significam a opção por determinados alimentos em detrimento de outros (mesmo que isso possa variar dependendo do local, da circunstância, etc.)."- Livro Nutrição Comportamental, 2015.


Você já parou para pensar nos motivos que te levam à escolher os alimentos que escolhe?

Hoje recebemos informações sobre nutrição o tempo todo por todas as vias de comunicação e da boca (ou dedos) de estudiosos e leigos. Esse excesso de informação têm causado grande confusão na cabeça das pessoas que acabam optando por seguir alguém como modelo ideal, tentando reproduzir o padrão alimentar daquela (ou daquelas) pessoa(s).

Muitos fatores interferem nas escolhas alimentares. Alguns sempre fizeram parte desse momento e outros foram incorporados à medida que a sociedade se globalizou e as redes sociais foram parar a poucos toques de distância.

Devemos lembrar que de maneira geral nossa escolha alimentar é totalmente influenciada pelo contexto em que estamos inseridos no momento do consumo. 

Se estamos acompanhados, se essa companhia nos é agradável, se estamos em uma refeição do dia a dia ou num momento de comemoração; também interfere o ambiente onde iremos realizar aquela refeição, se nos é agradável ou não gostaríamos de estar ali, a música, a luz, a interação com pessoas desconhecidas.

Fatores físicos também interferem, como nossa capacidade de perceber a fome, se estamos bem ou doentes, se apresentamos alguma doença ou desconforto. 

As preferências em relação à textura, temperatura, sabor, combinações alimentares. Nossa vontade ou não de experimentar algo novo também influencia. 

Não podemos esquecer que a nossa condição financeira também está fortemente influenciando nossas escolhas a todo momento. Assim como nossa visão de mundo, nossas crenças, medos, a maneira como fomos apresentados aos alimentos durante a infância, nossa relação com a comida durante as duas primeiras décadas de vida e as situações que vivenciávamos em casa em relação ao alimento, dietas, peso e doenças.

Como se já não bastassem os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam nossas escolhas, agora também somos fortemente influenciados pelo bombardeio de informações nutricionais vindas pelas mídias. 

Mídias essas que mais causam frustração e confusão do que qualquer outra coisa. Ir à uma padaria tomar um café da tarde e escolher um café com leite integral e uma fatia de bolo simples não é mais tão bem vista quanto se é influenciado a acreditar que isso é praticamente o mesmo que ingerir veneno e você está sendo fraco, ignorante, fracassado e desleixado. Afinal de contas, porque não escolheu o café descafeinado emagrecedor com leite vegetal de amêndoas acrescentado de uma colher de sopa de óleo de coco extravirgem e orgânico sem adoçar com NO MÁXIMO um punhado de gojiberry para mastigar?

Pois eu tenho uma dica muito valiosa pra te dar.

Pare por 5 minutos, dê uma deslizada no seu instagram e facebook para ver as pessoas que está seguindo. Quais delas te passam uma mensagem de conforto, apoio e equilíbrio? As que te passarem tudo isso, você deixa lá, as que não te proporcionarem tudo isso, pelo contrário, só te mostrarem uma rotina totalmente impossível para a sua realidade, uma alimentação totalmente restritiva, cheia de neuras e insustentável, dá logo um unfollow

Acredite, essa ação muito simples e rápida irá ajudar MUITO a melhorar sua relação com a comida. Quando não se tem neuras é muito mais fácil conseguir se alimentar melhor e ver resultados sustentáveis. 

E se você tiver um tempinho, dá um play nesse vídeo do Eu Vejo com a Pós-Doutora Marle Alvarenga.




Um grande beijo!!! 😘💓



👉Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

👉E se quiser saber sobre como ter um intestino saudável refletindo na sua saúde e pele, clique aqui e baixe o meu E-book Probióticos, Prebióticos e Simbióticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!