A polêmica da 'fruta causa cirrose'



Provavelmente você viu no facebook alguns dias atrás uma blogueira fitness ex-BBB dizer que fruta causa cirrose, o que segundo ela é obvio já que o álcool vem da cana de açúcar. OI?!

Bom, vamos lá entender se isso é real ou não. Para isso, precisamos entender o que são açúcares e como são metabolizados no nosso organismo.

Os carboidratos são subdivididos em complexos (amidos), simples (simples ou livres) e fibras alimentares. Em relação aos carboidratos simples, esses devem compor apenas uma pequena parte da nossa alimentação, não passando de 10% da energia consumida durante o dia. 

Quando consumimos carboidratos, a principal fonte de energia para nosso corpo, o que não será utilizado é armazenado na forma de glicogênio no fígado e músculos. Porém, nosso fígado só é capaz de armazenar 70g de glicogênio e o músculo esquelético 120g. O que excede esse valor é metabolizado em triacilglicerol sendo armazenado no tecido adiposo.

Esse estoque de glicogênio é importante para nosso organismo para manter os níveis de glicose sanguínea adequados ao longo do dia, conforme a produção dos hormônios insulina e glucagon. Esse glicogênio também pode ser utilizado caso o sistema de luta e fuga seja ativado ou precisemos de uma disponibilização rápida de energia.


Metabolismo 

Vamos lembrar que a glicose é o único combustível utilizado em quantidades significativas por células especializadas e, principalmente, o cérebro. Portanto seu consumo de forma equilibrada é EXTREMAMENTE importante.





Compreendendo essa imagem sucinta do metabolismo dos carboidratos vemos a absorção de frutose e glicose. 

A frutose é absorvida por dois mecanismos, sendo um facilitado, com baixa capacidade (ou seja, é pouco absorvido) e outro por cotransporte, dependente de glicose e com alta capacidade (ou seja, mais absorvido). Portanto, sim, a frutose é mais absorvida quando está na presença de glicose, como ocorre nas frutas, assim como quando está na forma de sacarose. 

As frutas apresentam as 2 formas de monossacarídeos (glicose e frutose) e a sacarose, um dissacarídeo.

Tanto glicose quanto frutose são absorvidas e levadas ao fígado pelo sangue portal para serem metabolizadas.

Como você pode ver pela imagem, a frutose será metabolizada até frutose-1P e a glicose será metabolizada em frutose-1-6-bifosfato (quando não utilizada para armazenamento na forma de glicogênio). Esses dois substratos podem então entrar numa cadeia de reações para formação de triacilglicerol e piruvato, que participa do ciclo do ácido cítrico (antigo ciclo de Krebs) para produção de energia. 

Em relação ao ácido graxo formado, o triacilglicerol, precisamos entender também que o seu transporte para o tecido adiposo depende do carreamento através do VLDL que são lipoproteínas de muito baixa densidade. Cada VLDL pode carrear de uma vez apenas 4 moléculas de triacilglicerol. 

Quando o organismo apresenta alguma deficiencia na produção de VLDL, no seu funcionamento ou produz triacilgliceol além da capacidade e quantidade de VLDL ao invés de ser transportado para o tecido adiposo o excesso é armazenado nos hepatócitos, as células do nosso fígado. Conforme essa deposição de ácido graxo aumente nos hepatócitos teremos a formação de esteatose hepática.

A esteatose faz parte da DHGNA - doença hepática gordurosa não alcoólica (quando não causada pelo consumo de álcool, obviamente). 

A DHGNA é influenciada pelos hábitos alimentares, sedentarismo, background genético e resistência à insulina.

Contudo, a DHGA apresenta estágios, sendo a esteatose hepática pura o primeiro deles. O segundo estágio é a esteatose com inflamação; o terceiro a esteatose com lesão hepatocelular e o quarto estágio a esteatose com fibrose sinusoidal, corpos de Mallory ou ambos.

Mas e aí, e a cirrose pela frutose?

Para se desenvolver uma cirrose é preciso evoluir por todos esses estágios citados acima o que não ocorre em um estilo de vida equilibrado e saudável com uma alimentação constituída por alimentos de verdade, além de prática de atividade física regular, consumo moderado de bebida alcoólica e demais hábitos não prejudiciais à saúde.

Além disso, a formação de esteatose hepática é relacionada ao consumo exagerado de sacarose, principalmente, muito utilizado pela indústria. Dizer que uma pessoa terá cirrose porque comeu uma fruta é algo tão absurdo quando dizer que cigarro não faz mal aos pulmões.

A quantidade de sacarose utilizada pelas pessoas para adoçar bebidas, além do consumo intrínseco através de refrescos, refrigerantes, produtos prontos para consumo, doces, cereais matinais, granolas industrializadas, barrinhas de cereais, entre diversos outros produtos é muito maior do que a quantidade de sacarose, frutose e glicose que será consumida e absorvida pelo consumo de frutas, principalmente quando consumidas in natura e acrescidas de gorduras boas, proteínas e/ou fibras para tornar o processo de digestão e absorção mais lento evitando a entrada repentina desses monossacarídeos na corrente sanguínea.

Além disso, é de uma irresponsabilidade ABSURDA dizer às pessoas que fruta faz mal, elas são fontes de vitaminas e minerais IMPORTANTÍSSIMOS para nosso organismo, assim como fonte de fibras. 

Bater na tecla de que só caloria importa é no mínimo ridículo e típico de pessoas que não estudaram NADA sobre fisiologia humana mas se sentem no direito de passar orientações nutricionais aos outros sem tomar conta da dimensão de riscos que pode estar causando. Deficiências nutricionais são seríssimas, podem causar a expressão de genes polimorfos (genes com alterações), desencadear doenças e piorar as já existentes. 

Frutas são EXTREMAMENTE importantes na nossa alimentação e devem ser consumidas em torno de 3 a 5 porções por dia. Não seria melhor você diminuir a quantidade de açúcar de adição ao invés de demonizar o melhor fast food que a natureza poderia lhe proporcionar?

Se você já tem esteatose hepática, está obeso ou simplesmente gostaria de se alimentar melhor e receber orientação de pessoas realmente capacitadas para tal, procure um nutricionista de sua confiança. Ele é o único profissional apto a tirar todas as suas dúvidas em relação à alimentação e traduzir as suas necessidades em comida de verdade.


Beijos da nutri!!


👉Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

👉E se quiser saber sobre como ter um intestino saudável refletindo na sua saúde e pele, clique aqui e baixe o meu E-book Probióticos, Prebióticos e Simbióticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!