Existe um terreno de 300m2 dentro de você, sabia?!

Recurso da foto: google imagens

É isso mesmo, você possui um órgão dentro do seu corpo que apresenta uma área de 200 a 300m2. Sabe de qual eu estou falando?

Do Intestino Delgado!

Ele é o principal órgão para absorção de nutrientes e água, daí sua grande área absortiva. Para isso, ele é formado por dobras denominadas válvulas coniventes, cobertas por vilosidades que por sua vez são cobertas por microvilosidades.


O processo de absorção de nutrientes é bem complexo e combina dois tipos de transportes, o ativo e o passivo.

O transporte passivo se dá pela difusão passiva ou pela difusão facilitada. Na primeira a absorção ocorre quando o nutriente ultrapassa a mucosa intestinal através de aberturas aleatórias nas paredes das células ou passa por canais proteicos. Já na difusão facilitada, a passagem ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras/transportadoras.

No transporte ativo além das proteínas carreadoras é necessário gasto de energia para que a passagem aconteça. Como alguns nutrientes utilizam o mesmo transportador eles podem competir pela absorção. Esse é um dos motivos de nós nutricionistas sempre orientarmos pela variedade nutricional. Além disso, o carreadores também podem ficar saturados, deixando a absorção do nutriente mais lenta.



Já o intestino grosso tem 1,5m de comprimento e é composto por ceco, cólon e reto. O muco secretado nele é responsável por unir as fezes e proteger a parede intestinal de escoriações e atividade bacteriana.

Ele é o local de fermentação bacteriana de carboidratos e aminoácidos, da síntese de pequenas quantidades de vitaminas, armazenamento e excreção de resíduos fecais. O conteúdo do colon se move a cerca de 5cm/h o que permite a absorção de nutrientes remanescentes.

A defecação ocorre de forma variável indo de três vezes ao dia até 1x a cada 3 dias, formando fezes de 100 a 200g, constituidas por cerca de 75% água e 25% sólidos, porém as proporções podem variar bastante de acordo com dieta, estilo de vida, medicamentos e patologias.

Uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes e grãos integrais normalmente reduz o tempo de trânsito intestinal, levando a defecações mais frequentes e com fezes maiores e mais macias.


Gostou de saber mais sobre esse órgão incrível?! Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 
E se você quer saber se sua alimentação está adequada ou se é o momento para fazer uma modulação intestinal, procure um Nutricionista.


Beijos da nutri!

👉Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

👉E se quiser saber sobre como ter um intestino saudável refletindo na sua saúde e pele, clique aqui e baixe o meu E-book Probióticos, Prebióticos e Simbióticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como organizar o cardápio semanal de maneira prática

Qual seu peso ideal?

Ciclo da alimentação consciente: Eu estou com fome?!